Diferentes tipos de gordura localizada e os seus efeitos negativos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Maça x Pêra

O que saber sobre os diferentes tipos de gordura localizada e os seus efeitos negativos?

A gordura visceral é aquela que envolve os órgãos do abdômen, sendo altamente associada a um maior volume nesta região, e de maior risco para a saúde por atrapalhar o funcionamento dos órgãos como o seu acúmulo no fígado (esteatose) favorecendo a liberação de proteínas inflamatórias e o desenvolvimento de doenças, como:

  • aterosclerose
  • hipertensão arterial (pressão alta),
  • obesidade e síndrome metabólica;
  • dislipidemias (colesterol alto) e doenças cardiovasculares;
  • resistência insulínica e diabetes tipo 2;
  • a gordura visceral também pode envolver a massa óssea enfraquecendo-a.

 

Maça x PêraA gordura subcutânea, aquela abaixo da camada da pele,  já pode ser amplamente distribuída no organismo (braços, coxas, culotes, abdômen, etc.) em geral com maior ênfase no abdômen (aspecto androide-maçã) ou coxas (aspecto ginóide-pêra), onde estoca-se a energia do corpo (tecido adiposo) e trabalha no controle da temperatura corporal, é frequentemente acompanhada da flacidez e muitas vezes até da famosa celulite.

Estes dois tipos de gordura podem se desenvolver ao mesmo tempo, tanto em homens como em mulheres, dependendo do estilo de vida e alimentação. O consumo desequilibrado de carboidratos, bebidas alcoólicas, gorduras ruins e baixo consumo de fibras influenciam a sua formação e ambas desequilibram os hormônios atrapalhando o funcionamento das reações naturais do corpo, o metabolismo.

 

Gordura LocalizadaElas são facilmente identificadas através de uma avaliação nutricional, física ou do exame médico de ultrassom do abdômen total (para análise mais específica da gordura visceral).

Acompanhar estes índices é um fator fundamental para a terceira idade quando o próprio corpo tende a aumentar a flacidez, perda de músculos e aumento de gordura corporal, cuidando desde cedo destes aspectos conquista-se maior sucesso para a longevidade.

Portanto, esteja atento aos estes níveis de gordura corporal para a prevenção de doenças, saúde e qualidade de vida!

 

 

 

 

Mônica Stockler

Mônica Stockler

Deixe seu comentário!

Mônica Stockler

Mestranda no Curso Internacional de Nutrição e Dietética com ênfase em Nutrigenômica e Antiaging, Universidad Europea Del Atlántico, Barcelona / Espanha.

Pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS em 2013.

Experiência em Atendimento Nutricional Clínico desde 2008, Graduada na Universidade Paulista- UNIP.

Posts recentes

Receba novidades em seu e-mail

Receba dicas, receitas e novidades sobre meu trabalho e sobre o mercado da Nutrição.

Open chat