FIBRAS X Doenças

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O consumo de fibras solúveis (frutas, folhas, legumes, e verduras) e insolúveis (sementes, fatinhas e grãos) é fundamental antes das refeições para quem quer perder gordura corporal.

A ingestão de grãos e ?bra na dieta tem sido associada com diminuição do risco de obesidade e diabetes (Fung et al., 2002, Montonen et al., 2003; Jensen et al., 2004; Munter, 2007), e havendo também uma associação inversa entre ganho de peso e ingestão de ?bras de cereais e frutas (Koh-Banerjee et al., 2004, Oliveira et al., 2003; Bazzano et al., 2005).

Desta maneira, outro possível mecanismo seria que a ingestão de grãos proporcionaria uma maior distensão gástrica, induzindo a uma sensação de saciedade, contribuindo desta maneira para uma menor ingestão de calorias e consequentemente uma redução do peso.

Um estudo prospectivo de 12 anos de duração demonstrou que o ganho de peso foi inversamente proporcional em mulheres com alta ingestão de ?bras, reduzindo em 49% o risco de aumento de peso. (Liu et al., 2003).

Mônica Stockler

Mônica Stockler

Deixe seu comentário!

Mônica Stockler

Mestranda no Curso Internacional de Nutrição e Dietética com ênfase em Nutrigenômica e Antiaging, Universidad Europea Del Atlántico, Barcelona / Espanha.

Pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS em 2013.

Experiência em Atendimento Nutricional Clínico desde 2008, Graduada na Universidade Paulista- UNIP.

Posts recentes

Receba novidades em seu e-mail

Receba dicas, receitas e novidades sobre meu trabalho e sobre o mercado da Nutrição.

Open chat